terça-feira, 21 de agosto de 2012

Lista: as cinco estampas mais famosas do mundo


polka dots e chevron cravaram seus desenhos na história da moda



Por Mariana Bradford

Teoricamente, elas servem apenas para estampar roupas, objetos, paredes e outras superfícies – mas, no mundo da moda, podem ganhar tamanho status que acabam ficando mais cobiçadas (e mais importantes) que as peças em si.

É o caso das famosas bolinhas (ou polka dots, em seu nome de “batismo”) e da chevron (que algumas pessoas conhecem como o “ziguezague da Missoni”). Reunimos abaixo elas e mais três estampas superqueridas do mundo fashion que são capazes de transformar qualquer visual boring em estiloso:
  • 1
    Polka dots

    Poá, pois, bolinhas
    ... Chame como quiser! A estampa polka dots, que ganhou popularidade no século XIX no Reino Unido, mas evidenciou um boom ainda maior nos nossos anos 1950 e 1960, é pura delicadeza e dá um ar descontraído ao visual. Perfeita para montar um look com pegada vintage, meio pin-up, as bolinhas são um daqueles hits atemporais que vão e voltam nas passarelas mundo afora. A origem do termo polka dots é a dança polonesa polka, cujos adeptos começaram a usar as bolinhas que representavam seu ritmo saltitante. Fofo, não? Clique aqui e veja várias formas de usar a estampa de bolinhas

    Polka dots também na decoração da casa: veja ambientes
  • 2
    Chevron

    Sabe a estampa em ziguezague que virou símbolo da Missoni, e que, provavelmente, é a primeira coisa em que você pensa quando se fala da grife italiana?

    O nome dela é Chevron, que é o termo usado para designar as padronagens com um “V” invertido, muito usada em design, arquitetura e até por militares
    . A Missoni surgiu, nos anos 1950, como uma marca de roupas esportivas, mas logo mudou seu segmento e se tornou a responsável por propagar a estampa Chevron na moda, com padronagens sempre muito coloridas e geométricas.
  • 3
    Pied-de-Poule

    A estampa francesa eternizada no tailleur de Coco Chanel nos anos 1920 faz referência a uma pegada de galinha (daí o nome pied-de-poule). Clássica e elegante, a padronagem é mais associada a peças de inverno, em tecidos mais pesados (principalmente tweed). Mas atenção: não confunda com pied-de-coq, ou seja, a estampa pé de galo, que é a pied-de-poule ampliada.
  • 4
    Oncinha

    Animal print é top dos tops quando o assunto é estampa, mas nesse quesito o leão não é rei da selva, não. É tudo da onça! A mais popular das padronagens inspiradas em pele de animal (de preferência sintética, né?) dá ousadia ao look, mas exige um pouco de cuidado para não cair no exagero e ficar over. O que começou com os homens das cavernas virou modismo e vale em roupas, sapatos, echarpes, bijuterias... Roarrr!

    Avalie os looks de oncinha vistos no Fashion Rio
  • 5
    Liberty

    Estampa floral existe em diversos formatos e tamanhos, mas provavelmente o mais charmoso deles é o liberty, com flores bem miudinhas. O nome da estampa é uma referência à Liberty of London, loja que abriu suas portas em 1861 na Inglaterra e lançou a estamparia de florezinhas que rapidamente se popularizou.

    Para acompanhar a moda e seu look temos a capinha para Iphone 4 de oncinha.
     

    Até a próxima meninas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário